26 March, 2011

2º Seminário Internacional da Cor

A Universidade Lusíada de Lisboa, no âmbito do Centro de Investigação em Território Arquitectura e Design (CITAD) e do projecto internacional "Metodologia para a Elaboração de um Plano de Cor em Ambiente Urbano" vai realizar nos próximos dias 8 e 9 de Abril o 2º Seminário Internacional da Cor.
O seminário tem por objectivo central a discussão académica da utilização da cor na recuperação e construção do património arquitectónico. Do programa constam a participação de especialistas nacionais e internacionais de escolas prestigiadas nesta matéria, com larga experiência em laboratórios de cor e com obra feita, quer ao nível da investigação, quer ao nível da execução de projectos.

Mais informações em http://www.lis.ulusiada.pt/

DISMECOR Dispositivo e sistema de medição de cores percepcionadas

O protótipo deste aparelho foi criado por João Nuno Pernão durante a investigação para o mestrado com o título "A Interpretação da Realidade como Variação da cor no Espaço e no Tempo" e desenvolvido no seu doutoramento "A Cor como Forma do Espaço Definida no Tempo", agora em conclusão. O pedido de Patente ocorreu em Fevereiro de 2011, sendo publicado no Boletim do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 14/03/2011, recebendo o nº de patente nacional 105521.

O investigador é membro do CIAUD -.Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura UTL e integra o Laboratório de Cor desta mesma Faculdade.

O desenvolvimento deste aparelho baseia-se numa abordagem fenomenológica e transdisciplinar, enquadrando o fenómeno cromático numa perspectiva de percepção das suas qualidades enquanto gerador da imagem física da realidade e, consequentemente, dos objectos e espaços construídos.

Este aparelho permite observar e comparar as cores da realidade como nós as percepcionamos, na sua multiplicidade de situações no espaço e ao longo do tempo, directamente iluminadas ou em sombra, com pouca ou muita intensidade lumínica. O aparelho possui um iluminante próprio de características conhecidas e constantes que permite, ao mesmo tempo, a comparação entre amostras de cor por ele iluminadas e a cor aparente percepcionada directamente da realidade.

Quando se escolhe uma cor através de um catálogo ou amostra não nos é possível imaginar o seu efeito após a sua aplicação nas superfícies. Este aparelho vem colmatar essa lacuna permitindo medir e prever o tipo de variação da cor que ocorrerá em determinada circunstância de observação.

O campo da sua aplicação é a investigação, ensino e prática da utilização da cor na Arquitectura, no Design, e nas áreas artísticas em geral. Os dados obtidos por este aparelho permitirão uma utilização directa pela indústria relacionada com estas áreas, como a iluminação, as tintas e os revestimentos.

20 March, 2011

21 MARÇO 2011 - DIA INTERNACIONAL DA COR E DA LUZ

A Associação Portuguesa da Cor aprovou na sua reunião da Assembleia Geral de 19 de Abril de 2008, por proposta do Professor Doutor Pais Clemente, a criação de um dia para a celebração da cor e da luz a uma escala internacional e mundial.
O alcance e a extensão da influência do fenómeno da cor e da luz na vida e na cultura do ser humano, justifica a existência de uma marca anual no mundo para que a reflexão e a informação conduza à implementação de mais acções pedagógicas, promovendo a organização de exposições, encontros, seminários e outros eventos dentro da ampla gama de fenómenos de cor na sociedade.
As actividades culturais também podem ganhar mais eficiência e sensibilidade através de uma educação voltada para a importância da luz e da cor nas dimensões física e emocional da vida, concepção de ambientes naturais e artificiais, assim como o desenvolvimento de conhecimentos nas áreas científicas, artísticas, tecnológicas, ecológicas e culturais.
A proposta foi apresentada por escrito ao comité executivo da International Colour Association, em 2008 pela sua Presidente, à data, Professora Doutora Maria João Durão.
No dia 27 de Setembro de 2009 o comité executivo concordou com o nome International Day of Colour and Light. A data de comemoração, 21 de Março, corresponde ao equinócio de verão onde o dia e a noite são aproximadamente iguais, a relação simbólica com a complementaridade entre a luz e a sombra expressa em todas as culturas humanas.