27 September, 2013

PROTOCOLO APCOR/APCEN e EVENTO SCENA/2013

Foi estabelecido um protocolo entre a APCor (Associação Portuguesa da Cor) e a APCEN (Associação Portuguesa de Cenografia) com o objectivo de enriquecimento mútuo em diversas áreas de investigação e de aplicação prática, bem como a futura realização de acções conjuntas que possam promover a transversalidade de conhecimentos entre estas áreas.

As duas associações foram aprovadas nas respectivas assembleias gerais como membros institucionais e desenvolverão no futuro uma estreita colaboração.

O primeiro desafio dentro desta colaboração foi o convite dirigido na pessoa do Presidente da APCEN, Arq. José Manuel Castanheira, no sentido da APCor integrar as actividades do encontro anual SCENA na sua edição SCENALISBOA 2013 (ver mais informação em : http://scenalisboa.blogspot.pt/ ).

Convidamos os nossos associados a participar, sendo que os sócios da APCor e da APCEN terão o mesmo desconto de 20% na inscrição nas actividades deste evento. 
Agradecemos esta gentil oferta à direcção da APCEN.

A presidente e o Vice-Presidente da APCor,  Margarida Gamito e João Pernão, estarão presentes na cerimónia de abertura, dia 21 de Outubro e João Pernão integrará o WORKSHOP ATELIER PRÁTICO DE PINTURA CENOGRÁFICA que tem a seguinte divulgação:











21, 22, 23,24, 25 a 26 Outubro 2013
ATELIER PRÁTICO DE PINTURA CENOGRÁFICA
A partir de tela original de Isabel Sabino
Lugar: Lisboa e Idanha-a-Nova (Centro Cultural Raiano).
Em colaboração com o Centro Cultural Raiano, IPCB/ESART-Escola Superior de Artes Aplicadas e a FBAUL-Faculdade de Belas-Artes de Lisboa


Direcção de Jesus Acevedo (Sfumato, Valência - Espanha)

Com Isabel Sabino (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), João Pernão (Associação Portuguesa da Cor), Helder Ferreira (Teatro Nacional S.Carlos), José Manuel Castanheira (Faculdade Arquitectura de Lisboa-UTL) e Paulo Oliveira (ScenaLisboa)
Num tempo em que a  Cenografia procura uma nova identidade, confronta-se também com as novas tecnologias. Assim partimos à procura do saber e do fazer de disciplinas tradicionais que formam a raiz da cenografia. Apesar de mergulhados na era digital, muitos ateliers pelo mundo fora preservaram e desenvolveram muitas dessas técnicas. Entre elas, a pintura manual de telões de grande formato, continua em muitos países a prosperar e a gozar de enorme procura. É o caso da empresa Sfumato em Valência. O seu fundador e directorJesus Acevedo, volta de novo aos ateliers do SCENALISBOA. Sob a sua orientação e a partir da pintura de Isabel Sabino que também participa nos trabalhos, (apoiados ainda pelos conhecimentos científicos acerca da cor do Prof. João Pernão), os participantes vão poder ensaiar e produzir telões com a máxima dimensão do palco, sempre num ambiente de verdadeira academia mestre-discípulo.

21 – Lisboa - Apresentação da oficina e conversa (local a definir)
Viagem para Idanha-a-Nova, instalação em residência e início dos trabalhos
22, 23, 24, 25 – Continuação dos trabalhos (Ao longo dos 4 dias serão efectuadas visitas de estudo na região - Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Velha, Proença-a-Velha,...).
26 - Conclusão do workshop e apresentação do trabalho
27 - viagem de regresso

Inscrição: 100€
(Associados APCEN: 20% desconto /Estudantes: 50% desconto)
(Inclui participação no workshop + transporte Lisboa – Idanha, no horário a indicar + alojamento 6 noites + visitas à região + jantar final)
*nº limitado de inscrições


APOIOS:


FA-CIAUD
FBAUL
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova 
Geopark  Naturtejo
IPCB/ESART
INSTITUTO CERVANTES 
Associação Estudantes FBAUL
Associação Portuguesa da Cor


SCENALISBOA
Contactos, informações e ficha de inscrição:
scenalisboa@gmail.com
www.scenalisboa.blogspot.pt
telf. +351 919735792 / +351 917093598




PARTICIPAÇÃO DA APCOR NO 12º CONGRESSO INTERNACIONAL DA AIC (Associação Internacional da Cor)

No passado mês de Julho ocorreu em Newcastle, Reino Unido, a mais importante reunião de especialistas na área do fenómeno cromático. (ver mais informação em : http://aic2013.org/)




Na decorrência do que tem acontecido em anos anteriores a participação portuguesa foi muito significativa, contando com a presença de 9 membros da APCor, incluindo os membros recém-eleitos da sua direcção: a Presidente Margarida Gamito, o Vice-Presidente João Pernão, o Vogal da Direcção Fernando Moreira da Silva e a Secretária da Direcção Cristina Pinheiro que, para além de divulgarem e discutirem os seus trabalhos neste evento, se apresentaram à comunidade científica no âmbito dos seus novos cargos. 

Como acontecimento de destaque para a nossa associação referimos a eleição do sócio fundador e primeira presidente da APCor Maria João Durão para o cargo de membro do Comité Executivo da AIC (2014-2017), realçando que esta é a primeira representação portuguesa nesta estrutura internacional.


As comunicações em que estiveram envolvidos os membros da APCor foram as seguintes:


• Colour, Typography and Aged Vision: An Inclusive Design approach Cristina Pinheiro, Fernando Moreira da Silva

• Colour Vision and Communication Design: Older People – Problems of Legibility and the Readability of Analogical Supports Fernando Moreira da Silva

• Graphics and Colour: Tradition and Modernity / Ana Silva

• Spiritual Dimension of Design and Architecture: Utopia or Necessity?  Helena Soares

• Light and Colour as the Genesis of a Daily Metamorphosis: NIGHT AND DAY in Urban Landscape Perception João Pernão

• DISMECOR: A Device and a Methodology for Perceptual Colour Analysis João Pernão

• Colour Planning in Urban Furniture: Development of a Project Methodology / Margarida Gamito, Fernando Moreira da Silva

• Role and Functions of Colour in the Drawings of Portuguese Architects / Maria João Durão, Natacha Moutinho

• Colour as Heritage: Chromatic Dynamics in the Requalification Process of Historic Centers of Fortaleza and Almada Roselane Bezerra, Zélia Simões

• The Colour Perception in Shop Window and the Emotional Design: A Contribution Simone Maffei, Maria João Durão, Marizilda Menezes 

• Inbetween Light and Shadow: (In)visibility / Zélia Simões


O "Book of Abstracts" está disponível online em: http://benchcom.co.uk/img/BookofAbstracts.pdf