20 March, 2011

21 MARÇO 2011 - DIA INTERNACIONAL DA COR E DA LUZ

A Associação Portuguesa da Cor aprovou na sua reunião da Assembleia Geral de 19 de Abril de 2008, por proposta do Professor Doutor Pais Clemente, a criação de um dia para a celebração da cor e da luz a uma escala internacional e mundial.
O alcance e a extensão da influência do fenómeno da cor e da luz na vida e na cultura do ser humano, justifica a existência de uma marca anual no mundo para que a reflexão e a informação conduza à implementação de mais acções pedagógicas, promovendo a organização de exposições, encontros, seminários e outros eventos dentro da ampla gama de fenómenos de cor na sociedade.
As actividades culturais também podem ganhar mais eficiência e sensibilidade através de uma educação voltada para a importância da luz e da cor nas dimensões física e emocional da vida, concepção de ambientes naturais e artificiais, assim como o desenvolvimento de conhecimentos nas áreas científicas, artísticas, tecnológicas, ecológicas e culturais.
A proposta foi apresentada por escrito ao comité executivo da International Colour Association, em 2008 pela sua Presidente, à data, Professora Doutora Maria João Durão.
No dia 27 de Setembro de 2009 o comité executivo concordou com o nome International Day of Colour and Light. A data de comemoração, 21 de Março, corresponde ao equinócio de verão onde o dia e a noite são aproximadamente iguais, a relação simbólica com a complementaridade entre a luz e a sombra expressa em todas as culturas humanas.

No comments:

Post a Comment